Casa Copa

A Casa Copa é da safra de projetos que nasceram e cresceram durante a pandemia. O contato com os clientes se deu por telefone. As reuniões de criação e desenvolvimento e, mesmo a apresentação do anteprojeto, foram feitas via Zoom, no período de distanciamento social e todas as dificuldades que vinham junto com isso. Essa experiência foi nova para nós, que sempre estivemos acostumados a ter o contato direto e a desenvolver o projeto de forma presencial.

O acidentado terreno em declive fica dentro de um condomínio fechado na Serra Negra, distrito rural na cidade de Bezerros – PE, que foi projetado pelo nosso escritório com um traçado de urbanismo desafiador, que propunha implantar os 79 lotes sem suprimir uma única árvore do sítio original. Ao visitá-lo, nós entendemos que a cota que nos interessaria para implantação da área social da casa seria a mais alta, no nível da copa das árvores, mesmo nível da rua de acesso. A casa se projetaria sobre o lote, que descia, e se integraria às copas das árvores, desde sempre habitantes daquele espaço.

A decisão, quase que natural, foi de descer os três dormitórios para o nível inferior, abaixo do nível social onde implantamos as salas, uma cozinha integrada e um lavabo. Em um segundo momento, chegamos à conclusão de que a casa deveria ter um quarto no nível da rua, para receber pessoas com alguma dificuldade de locomoção.

Junto à linha da rua, criamos uma plataforma para ser o abrigo dos veículos e, sob ela, um reservatório inferior, a lavanderia, um depósito e o quarto de serviço.

Sendo, essa, já, a nossa terceira experiência de construção na Serra Negra, tivemos o cuidado de criar uma solução estrutural estratégica que nos permitisse sair do nível do solo o quanto antes. Para tanto, quisemos ter o menor número de pilares, para sobre eles montar uma laje, e sobre ela, toda a casa. Todo esse processo de construção da fundação nesse lote inclinado foi superado em apenas um mês. Daí em diante, seguimos por mais 05 meses e concluímos a casa em 180 dias.

No decorrer do processo da execução, o cliente nos pediu para aproveitarmos o espaço do pilotis que ficava sob a laje e, nesse espaço, projetamos o segundo nível inferior, onde aconchegamos uma cachaçaria acessada por uma escada do tipo Santos Dumont.

No nível onde as árvores tocam o chão, projetamos um local para uma fogueira e um lago à sua volta, livrando, claro, cada um dos troncos existentes. 

A coberta tem estrutura de madeira com fechamento em placas de fibrocimento e revestimento em ardósia. Nas laterais, buscamos fechar as alvenarias, preservando a intimidade do interior da casa da vista dos vizinhos. Nessas laterais, fizemos bay-windows para procurar, em cada ambiente, a melhor visada da paisagem. Já a fachada norte, que mira a copa das árvores e o horizonte ao fundo, quisemos o mais transparente possível, tendo, assim, a melhor e mais franca integração com o exterior, tanto no nível social, quanto no nível inferior, onde temos as varandas das três suítes cerradas apenas por um banco de madeira, que limita a circulação nesse ambiente.

A Casa Copa foi mais um experimento do nosso escritório, onde buscamos ser simples a todo tempo, e onde almejamos, em cada traço, fazer que a Arquitetura fosse uma resposta às condicionantes dadas pelo terreno, pela natureza e pelo entorno. Uma casa para o aconchego dos amigos. Um lugar para as festas e o descanso, em meio ao frio e à neblina da Serra Negra. buscamos ser simples a todo tempo, e onde almejamos, em cada traço, fazer que a Arquitetura fosse uma resposta às condicionantes dadas pelo terreno, pela natureza e pelo entorno. Uma casa para o aconchego dos amigos. Um lugar para as festas e o descanso, em meio ao frio e à neblina da Serra Negra.

FICHA TECNICA

Local – Serra Negra, Zona Rural da cidade de Bezerros - PE Área do terreno – 603.33m² Área construída - 345,91m² Ano de início do projeto 2019 Ano da conclusão da obra 2021

Autores : Pablo Patriota e Bernardo Lopes

Gestão de Obra : Cléber Cabral

Equipe : Arquitetos: Gabriel Matos, Renildy Gama, Renata Brito, Jailson Tavares, André da Silva, João Nobrega, Lyllian Maria, Maviael Filho e Elisabet Lucena

Estagiário : Arthur Holanda

Administrativo : Nathalia Dias e Elis Santana.

Projetos complementáres : Nobrega Engenharia

Construção : Locomotiva | Construtora

Design Fotos : Antônio Preggo

Curriculum:

Bernardo Lopes Natural de Caruaru, formou-se pela UFPE em 2006, estagiou no SOP – Supervisão de Obras Públicas, com o professor Luiz Lacerda; no escritório do arquiteto Romero Duarte; e no escritório dos arquitetos Geraldo Majella, Enio Laprovitera e Marília Perrusi. Trabalhou como arquiteto na Prefeitura Municipal de Caruaru entre 2007 e 2008; como Diretor de Planejamento Urbano do Município, entre 2008 e 2010; como vice-presidente, entre 2010 e 2012, e como presidente, em 2012, da Empresa de Urbanização e Planejamento de Caruaru – URB; e, desde 2010, é sócio fundador do Jirau Arquitetura e Urbanismo.

Pablo Patriota Natural de Arcoverde, formou-se pela UFPE em 2006; estagiou na ADM Arquitetos, foi estagiário e arquiteto-colaborador de Wandenkolk Tinoco; e coordenador de projetos no escritório Santos & Santos. Trabalhou como arquiteto na Prefeitura Municipal de Caruaru entre 2010 e 2011; e, desde 2010, é sócio do Jirau Arquitetura e Urbanismo. Em 2010 fundou o Jirau Arquitetura, junto com Mariana Caraciolo e Bernardo Lopes, ademais de tentar ser o jardineiro que cuida da coleção de plantas nos jardins que habitam o escritório.o projetou a casa e a nossa construtora executou a obra! O ciclo completo.