Agamenon Empresarial

Agamenon Empresarial

Tivemos a sorte de ser escolhidos para desenvolver o projeto de um empresarial na principal avenida de Caruaru. Mais sorte ainda, o terreno era de esquina. Mais ainda, as duas faces do lote eram, uma nascente, outra sul. A essa altura o mercado imobiliário local ofertava uma demanda significativa de bons empresariais, com boa localização e estrutura. O desafio posto para a equipe de projeto seria desenvolver algo que se injetasse no meio desse contexto, onde já havia uma boa oferta de salas comerciais e de alguma maneira se diferenciasse dos demais produtos. Percebemos, após uma avaliação do mercado, que embora fosse ampla a oferta de salas empresariais, nenhum dos edifícios vizinhos oferecia a possibilidade de comercialização do pavimento livre. E foi por esse caminho que seguimos.

No térreo, além do acesso ao hall social e às garagens, concebemos espaços para lojas comerciais, criando assim uma relação franca entre o edifício e a escala do pedestre, estimulando a cidade viva e o movimento urbano. As garagens foram distribuídas em um pavimento de subsolo e em dois outros pisos sobre as lojas. Uma grande fachada em pele de vidro marca a esquina. E embora sejamos críticos ao uso indiscriminado desse material na nossa região, que se faz, muitas vezes, sem considerar orientação e insolação, julgamos adequado usá-lo, sendo que nessa oportunidade, tínhamos fechadas sombreadas a tarde e uma bela vista a ser aproveitada.

Uma única linha branca define o partido plástico do edifício. Ela se inicia na marquise, apontando o acesso ao Hall Social, e segue emoldurando as garagens e dando acabamento à pele de vidro que se estende até a cobertura. O detalhe no oitavo pavimento tipo, com uma paginação que alterna vidro e alumínio composto amarelo, cria uma espécie de código de barras, que imprime personalidade ao edifício tanto à luz do sol, quanto à noite quando a peça se ilumina. Para finalizar, o edifício é coroado com uma leve cobertura metálica no seu último pavimento, onde funcionará um restaurante com uma vista privilegiada da Princesa do Agreste.