Mediterrâneo Club

Quando em 2010, ano da fundação do Jirau, fomos convidados para desenvolver o projeto do O Mediterrâneo Club, nos debruçamos sobre o pensamento de como o nosso escritório poderia acrescentar algo ao tema da moradia vertical. O desafia seria oferecer um bom produto ao mercado imobiliário e mesmo assim, como sempre é nossa intenção, acrescentar ali, algo do que acreditamos quanto a conceitos de convivência e relacionamento das pessoas dentro do empreendimento. Para tanto, criamos uma grande praça sobre a laje que cobre o terceiro piso de garagens que somada às áreas verdes que estão ao res do chão, perfazem em torno de 2000m² de áreas verdes no condomínio. A intenção é estimular as relações de vizinhança, os espaços de convívio e de lazer. Nesse grande terraço jardim, estão parte dos equipamentos de uso coletivo, como sala de cinema, salões de festa, espaços gourmet, salão de jogos, brinquedoteca e sala de estudos.

No térreo, a entrada principal de acesso a pedestres está protegida por uma antecâmara para garantir a segurança mútua de visitantes e moradores, além de assegurar apenas a entrada de pessoas previamente identificadas no condomínio. O acesso às torres é feito através de um hall único que se divide para dar acesso às torres Malta e Rhodes. Ainda nesse piso estão distribuídos equipamentos de lazer em torno de uma ampla área verde. O playground foi equipado com brinquedos executados em madeira de reflorestamento e reservamos uma área onde implantamos um Speed Ball e uma pista de cooper com aproximadamente 150,00m. Outro ponto de bastante atenção no projeto foi a piscina, que integrada ao jardim, tem três áreas com diferentes profundidades, uma para adultos, outra para crianças e ainda uma com raias. Essa área tem dois decks sendo um molhado e o outro com área seca localizado próximo ao bloco composto pelo bar da piscina, sauna e banheiros feminino e masculino, com dimensões adaptadas para portadores de necessidades especiais.

Nesse piso a relação do edifício com a rua se dá de forma a integrar da maneira mais transparente possível, os jardins internos às visadas de quem passa pela cidade. Grades são utilizadas para fazer a separação física do público com o privado, e os muros foram colocados apenas onde era necessário ter maior privacidade, como na área da piscina. Além disso, uma parte da área verde fica externa aos muros, em uma das esquinas do lote, compartilhando com a cidade um pomar, em um gesto de gentileza urbana, onde o edifício tenta se comunicar de forma menos agressiva possível com o pedestre.

As torres têm 27 pavimentos e os apartamentos estão divididas em dois blocos, Malta e Rhodes. Com essa altura havia o entendimento de que as visadas de todas as fachadas seriam vistas a partir de diferentes pontos da cidade. As vagas de garagem foram distribuídas em parte do piso térreo além de mais outras duas lajes.

A planta dos apartamentos é bem dinâmica, permitindo a intervenção e reforma do apartamento de forma a atender as necessidades específicas de cada morador. Os quartos reversíveis têm várias opções para intervenções e podem ser quarto de serviço, quarto social ou convertidos como closet da suíte máster. Além desse um dos dormitórios pode ser integrado à área social da unidade.

Ficha Técnica:

Nome: Edifício Mediterrâneo Club

Endereço: Rua Arthur Antonio da Silva, S/N - Maurício de Nassau, Caruaru/PE

Data: janeiro/2011

Área do terreno: 3.810,58m²

Área total construída: 21.741,85m²

Arquitetura: Bernardo Lopes, Mariana Caraciolo, Pablo Patriota, Maria Lucimara

Execução da obra: Cidade Alta Projeto Imobiliáro Ltda

Responsável Técnico: Geovani Almeida da Silva

Projeto de Cálculo Estrutural: Cláudio Soares Mota

Projeto de Instalações Elétricas, Telefônicas e Hidrossanitárias: Jorge Alexandre Miranda de Lemos, Jonas Pedro Pereira de Lemos Folho